Esta foi uma semana cheia de sentimentos fortes

Esta foi uma semana cheia de sentimentos fortes, estamos muito emocionados com a chegada da primeira criança Ucraniana à nossa escola. A família Pico acolheu de braços abertos uma família Ucraniana e pediu a entrada da Nástia para o 4º ano. Preparámos com imenso trabalho e dedicação esta entrada, foi realizado todo o processo burocrático e de saúde, a Nástia e a sua mãe conheceram hoje a escola, os seus colegas foram também preparados para esta chegada e na 2ªf ela cá estará para virar a página nesta etapa complexa da sua vida. Sabemos a importância terapêutica da imersão num ambiente sócio-emocional rico, promotor de tranquilidade, de expressão de sentimentos e de paz. A Raiz tem esse ambiente preparado ao detalhe. Sabemos que faremos a diferença na vida desta criança e desta família. Sabemos também o quanto irá contribuir para o desenvolvimento sócio emocional dos nossos alunos, será uma enorme oportunidade de aprendermos a dar mais atenção à linguagem gestual, colocarmos em prática o hábito de procurar soluções, de ser positivo, o hábito de cuidar.
A guerra traz-nos esta oportunidade e consideramos uma enorme mais valia para todos nós envolvidos neste processo. Temos mais famílias inscritas para receber crianças e famílias pelo que em breve contaremos ter mais crianças Ucranianas na nossa Raiz. A Raiz irá ter a seu cargo a mensalidade destas crianças até ao final de julho. Para apoiarmos as necessidades básicas destas famílias estamos a iniciar uma campanha de solidariedade que visa recolher fundos para que cada uma destas crianças e famílias que nos chegam tenham acesso a um cheque oferta para comprarem uma roupa nova, produtos de higiene ou um brinquedo. Da vossa generosidade irão também certamente receber brinquedos e roupa mas sabemos como é importante aquele momento de escolher o que queremos e como, numa fase destas, fará certamente toda a diferença. Vamos lançar também uma outra campanha para abrirmos uma bolsa, criando um novo posto de trabalho a um tradutor de ucraniano/inglês ou português que vá apoiando as crianças nas diferentes salas dando-lhes assim o conforto do idioma. Estejam atentos à informação desta newsletter que vos dará mais detalhes sobre a campanha agora a iniciar. Quero agradecer a todos os emails de enorme carinho e motivação que nos têm chegado. Somos realmente uma comunidade especial onde cada um de nós tem um lugar único.

Continuamos juntos.

Se sente que esta função é para si peço-lhe que se inscreva aqui para ser Familia de acolhimento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_Qjji3VuUT01sp8f40uFaomemj6hJwEoNGqzxjP4bmOMbiQ/viewform

Caso haja algum pai interessado em ser família acolhedora e que não se tenha inscrito pode fazê-lo no link abaixo.

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora