Pré-escolar

Pré-escolar

Uma escolha difícil para os pais.

pre_img_1

Esta estabelece múltiplas interações, cria relações mais próximas com os seus pares e com os adultos, começa a compreender os riscos, os desafios e as emoções. A energia é uma constante e uma excelente aliada da Aprendizagem Ativa.

Para as crianças que não entraram na creche, começa aqui uma escolha difícil para os pais. Escolher a quem entregar o seu filho durante o dia de trabalho e a quem confiar o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e criativo. E é, portanto, aqui que começa o nosso trabalho: garantir o bem-estar do seu filho num ambiente emocional saudável, positivo e promotor de aprendizagem.

Esse é grande propósito da Raiz, o único Certified HighScope Center em Portugal. Uma certificação que atesta a excelência do trabalho que aqui realizamos e, naturalmente, a certeza de que o seu filho está integrado num modelo de ensino testado ao longo de 50 anos e ao cuidado de uma equipa pedagógica com formação certificada.

Mas, partilhar o que a criança comeu ou como dormiu, é apenas uma pequena parte do trabalho realizado com os pais. Na Raiz, os pais envolvem-se efetivamente no dia da criança, sendo para isso acompanhados por uma equipa educativa de profissionais de alto nível que os apoia e aconselha, passo a passo, conforme as necessidades e disponibilidades de cada família.

Num ambiente muito verde, rodeado de árvores, passarinhos e esquilos.

  • Encontro de pais

    Ao longo do ano, há mais de 6 Encontros de Pais para cada grupo de 10 crianças. Estes encontros são de curta duração, acontecem logo pela manhã e os pais, em pouco tempo, ficam a saber as descobertas, explorações e desafios que o grupo tem feito. São momentos fantásticos de partilha e interação entre pais e especialistas de educação. Acontecem num ambiente descontraído e informal.

  • Aprendizagem ativa

    A criança envolve-se, faz escolhas intencionais, dá asas à imaginação, questiona, relaciona e desenvolve o pensamento. A criatividade acontece, o raciocínio matemático toma outra dimensão e o gosto pela literacia, linguagem e comunicação tornam-se visíveis.

    Os 5 ingredientes da aprendizagem ativa estão na base de todas as atividades de Planear-Fazer-Rever, tempos de Pequeno Grupo e Tempo de Grande Grupo.

  • INTENTIONAL TEACHER

    O educador e o auxiliar implementam com qualidade o modelo HighScope. Colocam intencionalidade no que fazem, agem com um objetivo em mente, cuidadosamente delineado.

    O intentional teacher, cuida do clima emocional, sabe como este é determinante no desenvolvimento da criança, implementa um ambiente positivo baseado no que a criança consegue e na resolução dos problemas e desafios. Escolhe com intenção os conteúdos a serem introduzidos, os momentos em que o faz e observa como cada criança reage. Dá apoio individual a cada um no nível em que ele está e na evolução a realizar. Utiliza instrumentos específicos de observação e análise validados pelo HighScope. Partilha com os pais as conquistas e evoluções alcançadas e combinam estratégias para os desafios que surgem.

    O processo de ensino-aprendizagem torna-se para todos verdadeiramente fascinante.

  • O DETALHE

    Cada criança é única e nesta idade a capacidade de partilha com os pais já é possível, criámos assim estratégias e instrumentos para facilitar esta partilha da criança. Não queremos que os pais fiquem à porta, nem entreguem os seus filhos no carro, queremos estar convosco, partilhar convosco em 10 minutos o fascínio da aprendizagem. Sabemos que os pais têm vidas muito intensas e horários para cumprir por isso criámos um sem número de estratégias para conseguir que mantenha o seu ritmo e não deixe fugir esta fase maravilhosa da vida do seu filho.

    O tempo passa a correr e por experiencia sabemos que é possível agarrá-lo, temos uma equipa disponível para lhe mostrar como.

    Se estiver inseguro telefone, se deixou o seu filho e sente necessidade de confirmar se ele está bem, não hesite telefone em poucos minutos um elemento da equipa vai à respetiva sala recolher informação e transmitir-lhe. Precisamos que os pais estejam confiantes para que as crianças também estejam e sabemos como é difícil de início esta separação.

    Uma equipa de psicólogos experientes garante que qualquer fase mais desafiante que possa passar por questões pessoais, familiares ou de saúde tem o acompanhamento que precisar sem ter que se deslocar a outros espaços, pode marcar consulta para a própria semana se assim o desejar.

  • ENSINO-APRENDIZAGEM

    O processo de ensino-aprendizagem acontece com “as mãos na massa”. O dia da criança está cuidadosamente delineado pelo HighScope, com uma rotina diária completa que garante um trabalho harmonioso, em resposta às necessidades da criança.

    Há 8 áreas de aprendizagem, pensamento e raciocínio com base nas quais se desenvolve o programa curricular do pré-escolar.

    INICIATIVA

    A criança desenvolve a capacidade de iniciativa e de resolver problemas que surgem, enquanto brinca. A Física, a Matemática, a Literacia, a Arte integram-se em qualquer brincadeira e a criança aprende conceitos muito complexos de um modo lúdico. A aprendizagem torna-se consistente porque não é feita por meio de fichas, mas de desafios reais e atividades detalhadamente planificadas pelo educador e auxiliar, com um objetivo pedagógico em mente. A criança tem prazer em compreender o mundo, processar informação e ganhar conhecimento.
    O gosto por aprender desenvolve-se nesta idade, não se pode estabelecer um fosso entre o brincar e o aprender, porque é possível e eficaz APRENDER A BRINCAR.

    DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

    A criança desenvolve um sentido de si mesmo positivo, tem uma autoestima elevada, acredita nas suas capacidades e sente força e vontade para ir mais longe. Sabe que é capaz e sabe que errar faz parte do caminho. A criança reconhece, nomeia e fala sobre o que está a sentir. A expressão de sentimentos torna a vida mais clara e as decisões mais fáceis. A criança estabelece relações fortes com os pares e com os adultos e faz atividades em grupo, desenvolvendo o espírito de comunidade. A brincadeira cooperativa fá-la sentir parte de um grupo, perceber a importância do outro na nossa vida e como estabelecer relações saudáveis.

    Os educadores e auxiliares têm formação específica na técnica dos 6 passos para resolver um conflito e partilham com os pais como o podem fazer também em casa. O conflito quando surge, é visto como uma oportunidade de desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR

    A criança vive na natureza e dela faz parte, realiza atividades dentro do edifício e no exterior. Mantém uma relação estreita com o bairro e o espaço envolvente, já que este assim o proporciona. No meio do verde das árvores, da calma do rio e do chilrear dos passarinhos o equilíbrio físico e psíquico tornam-se fáceis de alcançar.

    Há um tempo diário na rotina da criança especificamente para a música e movimento e todas as semanas as crianças têm, além desse tempo diário, Educação Física com um professor especializado.

    LINGUAGEM, LITERACIA E COMUNICAÇÃO

    Uma área fortíssima do modelo HighScope. A criança expressa as suas ideias e os seus pensamentos, o educador e o auxiliar têm tempo para a ouvir e para conversar com ela. A literacia é levada muito a sério e a criança ganha um gosto por ler, por ouvir ler e por escrever, que só quem experimenta consegue testemunhar.

    Os livros, as histórias e a dramatização têm aqui um papel fundamental. A criança desenvolve o vocabulário, o conhecimento fonológico e alfabético, aprende a ler e a escrever, de um modo sustentado, natural e motivante.

    A criança aprende o Português e o Inglês, ao longo do dia, com educadores, professores e auxiliares de língua inglesa e de língua portuguesa. A criança aprende a expressar-se nas duas línguas e isto surge naturalmente, pois está naturalmente exposta às duas línguas na sala de aula. A Raiz tem alunos com língua materna portuguesa e outros com língua materna inglesa e ambos estão inseridos nos mesmos podendo cada um desenvolver ambas as línguas ao seu ritmo.

    MATEMÁTICA

    O mundo da matemática surge com tanta intensidade como a energia que a criança tem. Números, símbolos, contagem, cálculo mental, formas, medidas, dimensões, unidade, padrões e análise de dados, todos estes conceitos surgem naturalmente nas propostas educativas dos adultos. As crianças são apoiadas na exploração e aquisição de cada um destes conceitos por meio da aprendizagem ativa. Os pais ficam fascinados quando percebem que o seu filho de três anos já tem um pensamento e uma linguagem matemática de fazer inveja a muitas crianças mais velhas. Não há o dia do amarelo, do 5 ou do triângulo, a aprendizagem é contextualizada e realizada com o estádio de desenvolvimento da criança.

    ARTES CRIATIVAS

    Expressar-se pela arte é muito mais do que desenhar uma casa com 2 janelas e 1 porta. A criança expressa e representa o que observa, pensa, imagina e sente em duas e três dimensões. A música faz parte das atividades diárias realizadas e surge no dia da criança de formas diversas. A dramatização tem uma expressão muito significativa nesta idade e a criança realiza dramatizações com vários fins em mente. As obras de arte, as paisagens e o mundo surgem na vida da criança e ela aprende a apreciá-la com detalhe e pensamento crítico.

    CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Uma dimensão essencial para o desenvolvimento do processo de análise que será necessário uns anos mais tarde. Saber observar tem estratégia e técnica específica, classificar, experimentar, predizer, tirar conclusões e comunicar ideias são passos fundamentais do pensamento científico desenvolvido na Raiz desde os 3 anos. A criança utiliza a tecnologia e instrumentos neste processo de investigação que realiza

    ESTUDOS SOCIAIS

    Está a despertar para o mundo, a curiosidade e a vontade de saber são naturais, a equipa educativa aproveita esta vontade para expor e refletir naturalmente sobre a diversidade de culturas, interesses e capacidades. Ver nessa diversidade uma mais valia para todos e aceitar o outro como ele é. Desenvolvem um sentido de comunidade, regras e valores, respeito pelas diversas crenças de cada um. Estudam aspetos da História, da Geografia e da Ecologia.

Quer saber mais?