Grandes eixos

Grandes eixos

Uma escola diferente

Grandes Eixos
grandes_eixos_img_1

Por meio de propostas concretas, o professor apoia o aluno neste processo de aprendizagem. Cria atividades práticas que levam o aluno a construir o seu conhecimento pela ação sobre os materiais, interação com os outros, esclarecimento de dúvidas e verbalização dos conhecimentos aprendidos e pela sistematização dos conteúdos, recorrendo a técnicas eficazes de estudo e retenção de informação. As fichas e os manuais fazem parte integrante deste processo de aprendizagem, mas já surgem de um modo contextualizado e com significado.

O aluno precisa de aprender a aprender, precisa de se conhecer e decidir os métodos de estudo e trabalho que mais se lhe adequam. Para isso, precisa de contactar com estratégias e técnicas diferentes, exercitá-las com eficácia e refletir sobre os resultados. Todo este trabalho é realizado com o apoio especializado de um professor HighScope.

Ou seja, o programa não tem como foco o ensino da matéria, mas a aprendizagem da matéria. Não basta o professor ensinar, é preciso que o aluno aprenda através de um processo contínuo e fascinante: aquilo que designamos por ensino-aprendizagem.

Interação

A Interação e a Aprendizagem andam de braço dado. Sabemos que, interagindo, o aluno aprende a dar e a receber, a ouvir e a falar, a expressar sentimentos e emoções e a procurar soluções perante os desafios.

Um ambiente de interação positivo foca-se em tudo o que o aluno consegue e sabe fazer. Vê o erro como uma oportunidade de aprendizagem e a resiliência como uma capacidade fundamental para a evolução do indivíduo.

Os professores da Raiz fazem formação específica em interação, motivação e resolução de problemas, de modo a saberem como apoiar o aluno nesta área fundamental. Estes têm um papel determinante no modo como o aluno se vê, interage com os outros e interpreta o mundo.

A assembleia de escola é feita num modelo muito próprio, evitando assembleias gerais onde ninguém se escuta e onde o cansaço de apodera de cada um. A Raiz tem as mini assembleias, compostas por crianças de todas as idades, em cada mini assembleia um representante dá voz ao sentir e viver do grupo numa Assembleia de Representantes. Assim todos os alunos e professores têm voz ativa, escuta ativa, desenvolvem a capacidade de cooperar e agir.

grandes_eixos_img_2
As cores, a disposição da sala, a sua dimensão e a luz natural, todos estes fatores são pensados ao detalhe.

O espaço tem a luz natural como um grande aliado e, por essa razão, escolhemos cores suaves e relaxantes para as nossas paredes e móveis e deixamos que as cores fortes surjam, naturalmente, com os materiais e as gargalhadas das crianças e jovens.

No fundo, cada sala tem um layout próprio (definido pelo modelo HighScope), de modo a responder às necessidades do trabalho que aí se vai realizar.

Promovemos espaços diversos, de diferentes tamanhos e forte ligação ao exterior.

Avaliação

Avaliar implica refletir sobre a evolução do aluno nas várias áreas de desenvolvimento. A reflexão é um momento essencial. O aluno da Raiz reflete sobre o que faz, os resultados que obtém e projeta medidas concretas para o que quer fazer e novas estratégias a implementar.

O processo de avaliação tem contornos diferentes em cada etapa da vida dos alunos e, em todas elas, tem um papel determinante na aprendizagem. Planear-Fazer-Rever – é a peça central deste processo e torna-se numa ferramenta essencial, que o aluno utiliza na sua vida escolar, pessoal e mais tarde profissional.

Como Piaget afirma, “conhecer não consiste em copiar o real, mas em agir sobre ele e transformá-lo.”

Tempo

O Tempo é um bem muito precioso e, por isso, ganha várias dimensões no programa.

A pontualidade, a assiduidade e a entrega plena à situação são vividas no dia a dia como promotoras de organização, eficácia e sucesso. Os nossos tempos letivos estão organizados de modo a que o aluno tenha diariamente tempo para trabalhar individualmente, tempo de trabalho em grupos pequenos e tempo de trabalho em grande grupo.

grandes_eixos_img_3
Quer saber mais?