

Um programa simples e eficaz, organizado numa roda, onde a Aprendizagem Ativa é a base do processo de ensino-aprendizagem.
Deste modo, o aluno aprende, fazendo, pela interação com os materiais, com os outros e com o meio.

International Program
A Raiz pertence à rede internacional de escolas HighScope.
Os diretores do programa participam anualmente na HighScope International Conference como oradores. Participam nas reuniões internacionais onde se estuda e avalia as implementações do modelo no mundo em mudança, se tomam medidas e partilham sucessos e desafios.National Program
A Raiz segue o programa curricular do Ministério da Educação tendo assim qualquer aluno entrada direta em qualquer outra escola de ensino Português.
Os alunos preparam-se e realizam os exames nacionais.
Os alunos de língua portuguesa não materna têm um programa de português adaptado, com objetivos adequados a cada um, de modo a integrarem gradualmente a língua portuguesa. Os alunos de língua inglesa não materna têm um programa de introdução da língua inglesa. Isto permite que todos desenvolvam e expressem em ambas as línguas, cada um no seu nível conforme o grau de desenvolvimento adquirido.
SEL Program
Social-Emotional Learning Program – de acordo com as indicações do CASEL (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning) em todos os níveis de ensino a Raiz integra um programa de desenvolvimento sócio emocional que caminha a par e passo com o de desenvolvimento cognitivo.
Os estudos demonstram que os alunos inseridos nos SEL Program têm melhores resultados académicos, maior assiduidade e maior tendência a responderem positivamente perante uma adversidade.
“Social and emotional learning involves the processes of developing social and emotional competencies in children. SEL programming is based on the understanding that the best learning emerges in the context of supportive relationships that make learning challenging, engaging, and meaningful; social and emotional skills are critical to being a good student, citizen, and worker; and many different risky behaviors (e.g., drug use, violence, bullying, and dropout) can be prevented or reduced when multi-year, integrated efforts develop students’ social and emotional skills. This is best done through effective classroom instruction, student engagement in positive activities in and out of the classroom, and broad parent and community involvement in program planning, implementation, and evaluation (Bond & Hauf, 2004; Hawkins, Smith, & Catalano, 2004; nation et al., 2003; Weare & Nind, 2011). “