A primeira fase de adaptação

Queridos pais,

Acabo de preparar a sessão de abertura que vou fazer na Conferência promovida pela Kinderpidea, que tem como tema “O Futuro da Nossa Educação”.
Para esta sessão, quero trazer algo que motive professores, educadores, diretores, pedagogos, psicólogos, pais, alunos a correrem riscos, ousarem ir mais longe e fazerem parte deste processo de mudança.

Em 2015, numa cimeira memorável em Nova York a UNESCO definiu 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e o quarto é a promoção de uma Educação de Qualidade!! A promoção da qualidade, num mundo digital onde o acesso à informação está à distancia de um click é algo que leva a uma profunda reflexão sobre o perfil do professor. Já muito se refletiu e escreveu sobre o perfil do aluno. O aluno dos dias de hoje está preparado para agir, é curioso, vive desejoso de descobrir o mundo e de agir sobre ele. Mas nada disso levou à mudança no paradigma da educação a que hoje assistimos onde os testes e os exames estão no centro da educação, onde as mesas e as cadeiras são o único material disponível para aprender, onde em algumas escolas os computadores entram apenas para apoiar os processos de passagem de informação e a realização de exercícios, fichas e mais exercícios.

Uma educação sustentável é uma educação que promove o indivíduo, que torna o processo educativo promotor de criatividade, de aprendizagem, de diversidade e de felicidade. Uma educação sustentável promove a investigação pedagógica, a validação científica e a implementação de modelos pedagógicos.

Queridos pais, escrevo-vos sobre este tema pois penso que cada um de nós tem uma palavra a dizer, um modo muito pessoal de influenciar e contribuir para a mudança.
Na Raiz, os vossos filhos são crianças HighScope, preparadas para o presente e para o futuro e esperam que os pais os acompanhem neste processo, que lhes deem asas para voar.
O que podem fazer então? Criem oportunidades para eles explorarem o bairro, o país e o mundo. Disponibilizem tempo para brincarem com eles, brinquem com materiais não estruturados – materiais de fim aberto que promovam a criatividade e a auto-estima. Desenvolvam um ambiente de tranquilidade, de segurança e, por favor, reduzam o stress.
Se o tema do stress vos toca de um modo especial, sugiro que fiquem atentos às próximas cartas onde abordarei esse tema.

Um bom fim de semana a todos

Estamos juntos
  Margarida Silveira Rodrigues