É tempo de respirar fundo

É tempo de respirar fundo


Queridos pais,

É tempo de respirar fundo e de procurar a paz dentro de cada um de nós. Quando a tempestade acalma, começa a surgir espaço para olharmos à nossa volta e ver o que construímos, o que valorizamos e o que temos que reconstruir.

Na Raiz tenho muito presente que o AMOR é cada vez mais o elemento central do nosso trabalho. Sempre o foi mas conseguimos agora fazê-lo com maior intencionalidade, os tempos que temos vivido têm-nos ajudado a tornar este elemento ainda mais presente.
Ontem numa formação que dei, partilhava com os participantes o quanto é importante a atividade do Quadro de Mensagens para o cuidar o outro, respeitar o outro, dar tempo ao outro para antecipar o momento que se segue e fazê-lo de um modo divertido e lúdico. É impressionante como o cuidar de cada um destes momentos dá à criança e ao adulto um nível de felicidade e uma segurança tão maior do que um regime autoritário ou descuidado.

Estou numa fase de reorganização da informação e na preparação da Raiz para o mundo tecnológico e isso dá-me a possibilidade de apreciar tudo o que já construímos. O que mais me fascina é a felicidade destemida no olhar das crianças. Esta é uma grande conquista Raiz da qual só me apercebo quando estou noutros contextos educativos ou quando escuto pais que procuram uma vaga na Raiz para que o seu filho encontre o brilho no olhar que já perdeu.

Estou realmente grata pelo que temos construído e pela intencionalidade que colocamos em cada gesto. Se tudo é perfeito na Raiz? Não, claro que não. É um caminho feito com imensa entrega e amor.

Sugiro-vos que olhem à vossa volta e tenham gestos de amor, gestos que constroem.

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora