Sonhámos que seria possível aprender fazendo, deixar as horas infindáveis sentados numa cadeira em frente a uma mesa, a ouvir o professor, fazer fichas, agora substituídas pelos tablets!
Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável.
Sonhámos que seria possível termos um ambiente de avaliação promotor do sucesso do qual a criança fizesse parte integrante, não na autoavaliação de final de trimestre mas no dia a dia, nas reuniões com os pais, na reflexão de como fazer mais e melhor.
Pensámos se seria possível sair das quatro paredes, rir, saltar e aprender no meio com os nossos amigos e os nossos professores, fazer disso parte integrante da nossa aprendizagem, esquecendo as visitas de estudo para preencher tempos ou criar diversão.
Sonhámos com um ambiente descontraído, com regras estruturantes, promotor do sucesso e da individualidade.


Baseámos o nosso sonho no poema de Sebastião da Gama “Pelo sonho é que vamos”. Há 22 anos, partimos numa enorme aventura, fomos aos EUA estudar modelos, observar práticas e tomar decisões. Regressámos dos EUA, decididos a emigrar e lá realizar o nosso sonho. Mas, desafiados pela família a criar e construir esse sonho em Portugal, aceitámos o desafio e com ajuda de todos, nasceu a Escola Raiz.

Anos mais tarde, um dos diretores, Margarida Silveira Rodrigues, psicóloga, aceitava o desafio de dar continuidade aos seus estudos nos EUA em Ypsilanti, certificando-se como HighScope Teacher e depois como HighScope Trainer.
A Raiz dava assim mais um passo na implementação da qualidade e da excelência com o modelo HighScope consolidado na prática educativa de toda a escola.
Com a intenção de não misturar modelos, modas ou aventuras, os pais tiveram sempre a segurança de saberem que os seus filhos estavam numa escola HighScope, num modelo estudado, investigado e com mais de 50 anos de experiência.
A Raiz conseguia assim aliar a irreverência da sua diretora, a sensatez do diretor e a visão de ambos a uma equipa dinâmica, jovem e motivada para marcar a diferença tendo por base um modelo que dava toda a segurança de um caminho já testado.
Foi assim que a Raiz alcançou rapidamente o sucesso e se tornou conhecida por todos, pois de boca em boca foi passando a qualidade do trabalho realizado.
Quem melhor do que os próprios pais e alunos para falarem da sua escola, da Escola Raiz?
Vivemos com serenidade as crises económicas que abalaram todo o país, vivemos momentos intensos, decisivos que nos tornaram mais fortes, mais competitivos, mais solidários e mais agradecidos.

Sabemos que realizámos um sonho, demos voz ao sonho de tantos profissionais, pais e crianças, contribuímos para um mundo melhor. Influenciámos significativamente a educação em Portugal e fomos vendo as nossas marcas um pouco por todo o lado.
Revolucionámos o conceito do espaço de sala de aula, o conceito de uniforme, o conceito de interação professor-aluno.


Com o poema de Sebastião da Gama no horizonte aceitámos um novo desafio, olhámos para as excelentes universidades portuguesas e estrangeiras que acompanham este mundo em mudança e pensámos como seria importante os alunos terem a oportunidade de realizar todo o seu processo de ensino até aos 18 anos num ambiente de aprendizagem ativa, promotor do sucesso, da autonomia e da autoestima. Um ambiente onde cada um desenvolve todo o seu potencial, acredita na sua própria realização, desenvolve métodos de estudo e trabalho e vive de um modo feliz. Decide com apoio individual o percurso académico e profissional que quer realizar em Portugal ou no estrangeiro, aproveitando as parcerias que a Raiz desenvolveu. Estamos assim a preparar um projeto de expansão, estando agora na fase de procura de investidores.
