BRAIN FOOD

Fala-se muito em tempo de qualidade, mas os pais acabam por se ver enredados em tanta coisa do seu dia-a-dia que, às vezes, passam 1 hora ao lado dos filhos, mas com a  atenção no seu mundo, naquilo que deixaram por fazer, naquilo que ainda têm de executar, no chefe que estava mal disposto … Em tudo, menos na criança que está ao lado. Na realidade, vale mais menos tempo, mas de total atenção.

“Agora só tenho olhos para ti” – tente fazer isso durante uma semana todos os dias, peço-lhe apenas 15 minutos do seu dia. Se tem vários filhos pode fazer ao mesmo tempo com todos eles, o que é mesmo importante é que nesse momento seja mesmo você e eles, não há telemóveis, televisão, cozinhados, arrumações. Você está ali para eles, não importa o que faz, importa que está numa escuta ativa. Conselho da semana nestes momentos repita a informação que eles lhe deram por outras palavras, por exemplo “Que bom, então deves estar mesmo contente com a novidade que o Miguel te deu isso é mesmo importante”. Nesse momento o seu filho pensará “uau, ela está mesmo a ouvir, não respondeu apressadamente Boa, boa, que giro”.

“já chamei 5 vezes para virem para a mesa!” – se esta frase lhe é familiar encontre estratégias divertidas para que eles venham para a mesa. Conselho da semana comece por avisar que vamos jantar dentro de 10 minutos. Não os surpreenda com o famoso “Para a mesa!” Eles estão tão entretidos na sua rotina, nas atividades que escolheram para aquele momento, que isso é tudo o que menos lhes apetece e ainda por cima surge como uma imposição de última-hora sem aviso prévio.

Se os seus filhos ainda são pequenos diga-lhes que tem um desafio para eles, avise que vai começar esse desafio e comece mesmo, se o seu filho chegar atrasado o desafio fica para o dia seguinte, sem zangas nem reações fortes. Pense em adivinhas, anedotas, histórias cómicas, qualquer coisa que vos faça rir em conjunto e torne assim o tempo de refeição um momento mágico, um momento pelo qual eles esperam o dia todo.