História

História

Somos a escola com que sonhámos quando éramos crianças!

Aprender

Sonhámos que seria possível aprender fazendo, deixar para trás as horas infindáveis sentados numa cadeira, em frente a uma mesa, a ouvir o professor e a fazer fichas digitais ou em papel.

Confiança

Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável.

RAIZ_IMAGENS_SITE_HISTORIA_REFLEXAO

Sonhámos que seria possível termos mais que uma autoavaliação no final do trimestre. Queríamos um ambiente de avaliação promotor do sucesso do qual a criança fizesse parte integrante, no dia-a-dia, nas reuniões com os pais, na reflexão de como fazer mais e melhor.

Aprender no meio

Pensámos se seria possível sair das quatro paredes, rir, saltar e aprender no meio com os nossos amigos e com os nossos professores, fazer disso parte integrante da nossa aprendizagem. Queríamos também transformar as visitas de estudo para que deixassem de preencher tempos ou simplesmente criar diversão e passassem a ser meios de aprendizagem recorrentes.

Descontraído

Sonhámos com um ambiente descontraído, com regras estruturantes, promotor do sucesso e da individualidade.

>>
A escola que sonhámos
13

Baseámos o nosso sonho no poema de Sebastião da Gama “Pelo sonho é que vamos”. Em 1995, partimos numa enorme aventura, fomos aos EUA estudar modelos, observar práticas e tomar decisões. Regressámos, decididos a emigrar e realizar lá o nosso sonho. Mas, desafiados pela família a criar e construir esse sonho em Portugal, aceitámos o desafio e com ajuda de todos, nasceu a Escola Raiz – atual Raiz International Active Learning School.

Começou bem pequena, com 13 alunos e passo a passo, de um modo sustentado e seguro foi crescendo

Anos mais tarde, um dos diretores, Margarida Silveira Rodrigues, psicóloga, aceitava o desafio de dar continuidade aos seus estudos nos EUA em Ypsilanti, certificando-se como HighScope Teacher e depois como HighScope  Trainer.

Com o modelo HighScope consolidado na prática educativa de toda a escola, a Raiz dava mais um passo na implementação da qualidade e da excelência. Assim, os pais tiveram sempre a segurança de saberem que os seus filhos estavam numa escola sem misturas de modelos, modas ou aventuras e que tinham um modelo estudado, investigado e com mais de 50 anos de experiência, o modelo HighScope.

Isto permitiu uma junção de fatores fundamentais ao sucesso. Na Raiz, juntou-se irreverência da diretora, a sensatez e determinação do diretor e a visão de ambos a uma equipa dinâmica, jovem e motivada para marcar a diferença alicerçada num modelo que dava a segurança de um caminho já testado.

Quem melhor do que os próprios pais e alunos para falarem da sua escola, da Escola Raiz?

Vivemos com serenidade as crises que abalaram todo o país, vivemos momentos intensos e decisivos que nos tornaram mais fortes, mais competitivos, mais solidários e mais agradecidos.

Partimos, vamos, somos.

Sabemos que realizámos um sonho, demos voz ao sonho de tantos profissionais, pais e crianças e contribuímos para um mundo melhor. Influenciámos significativamente a educação em Portugal e vemos as nossas marcas um pouco por todo o lado.

Revolucionámos o conceito do espaço de sala de aula, o conceito de uniforme, o conceito de interação professor-aluno, aluno-aluno e escola-família.

Sabemos que realizámos um sonho,
Basta que a alma demos, com a mesma alegria, ao que desconhecemos e ao que é do dia a dia

Com o poema de Sebastião da Gama no horizonte, aceitámos um novo desafio. Olhámos para as excelentes universidades portuguesas e estrangeiras que acompanham este mundo em mudança e pensámos como seria importante os alunos terem a oportunidade de realizar todo o seu processo de ensino até aos 18 anos num ambiente de aprendizagem ativa, promotor do sucesso, da autonomia e da autoestima. Um ambiente onde cada um desenvolve todo o seu potencial, acredita na sua própria realização, aperfeiçoa métodos de estudo e trabalho, decide com apoio individual o percurso académico e profissional que quer realizar em Portugal ou no estrangeiro e vive de um modo feliz. Aceitámos o desafio de olhar o aluno atual sabendo que o seu desafio é estudar hoje para estar preparado para as profissões que vai desempenhar e que ainda não existem. Neste cenário, a flexibilidade é a palavra de destaque e essa não se cria sentado numa sala de aula virado para um quadro seja ele de ardósia, branco ou interativo. Iniciámos assim um processo de consultoria a outras escolas disponíveis para dizer “Sim” à mudança, à aprendizagem ativa, ao ambiente sócio-emocional e à construção do conhecimento. Num mundo em mudança, acelerada pelas crises atuais que temos passado, tem sido fundamental fazermos parcerias e procurarmos novas respostas de modo que possamos chegar a mais crianças e num espetro mais alargado até ao ensino secundário. É preciso unirmos esforços, unirmos escolas e rompermos juntos o ensino transmissivo!

Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável.

Criámos assim a Raiz International Active Learning School!

Venha visitar a nossa escola