Atividades Extracurriculares
Temos mais para o seu filho
- Home
- Atividades Extracurriculares

A Academia de Música é coordenada pela Professora Susana Henriques, professora e coordenadora de música na Escola Raiz, desde setembro de 2006, e coordenadora pedagógica no Conservatório de Música da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
A Escola Raiz, propõe:
Música do Pré-Escolar
Instrumentos:
Percussão, Piano, Guitarra.

Nos tempos que decorrem o Ioga Kids é importante para o bem-estar físico e mental das crianças! Com recurso a histórias, jogos, músicas, pranayamas (respirações), relaxamentos e meditações, proporcionamos aulas cheias de diversão.
Nesta atividade, estimulamos a cooperação e o trabalho de equipa, cultivamos os princípios da não violência, da verdade, da paz e da alegria, preparamos o corpo para a coordenação motora, equilíbrio e desenvolvemos as várias formas de inteligência das emoções.
Praticar ioga ajuda na capacidade de assimilação intelectual, concentração, foco, autoestima e criatividade. As crianças são estimuladas a respeitar e prestar atenção ao seu corpo e ao que estão a sentir, tomando uma consciência diferente do seu ser. Além dos imensos benefícios físicos e mentais, um dos princípios da prática do ioga é o respeito e honra por nós mesmos, pelo outro e pelo nosso meio ambiente.
Crianças rodeadas de positividade, confiança, alegria, amor e com consciência corporal são crianças mais calmas e felizes.

A Expressão Artística é uma disciplina que explora e potencia a expressão e o movimento inato, despertando assim a autenticidade e liberdade do próprio corpo que fala. Através de um conjunto de práticas teatrais, de exercícios de expressão corporal e dramática experimentam-se dinâmicas/exercícios técnicos e lúdicos adequados à respetiva faixa etária. Estes permitem desenvolver diversos aspetos técnicos e interiores, tais como o ritmo, musicalidade, disciplina, rigor, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, força muscular, postura, agilidade, noção especial, consciência corporal, imaginação, criatividade, sensibilidade, improvisação, linguagem verbal e corporal, autoconfiança e segurança no grupo.
O principal objetivo é despertar, explorar e potenciar o movimento criativo de cada um como forma de expressão, inspiração e desenvolvimento de ideias, tendo sempre em conta a individualidade, sensibilidade e tempo de cada aluno.

As atividades extracurriculares de inglês na Raiz têm como objetivo desenvolver várias competências nesta área, de formas diversificadas, dando maior ênfase ao desenvolvimento da oralidade e às atividades lúdicas. Esta proposta extracurricular dotará os alunos de um reforço na aprendizagem diária que fazem desta língua e permite uma forma mais acessível de complementar a mesma. As atividades realizadas com os mais velhos (1.º e 2.º ciclos) dão às crianças oportunidade, caso os pais assim entendam, de se propor a exame no Cambridge, de acordo com o seu nível, no final do ano letivo.
Os docentes da escola estão disponíveis para aferir o nível das crianças de forma a integrá-las numa das turmas AEC.

A Happy Code é a primeira escola de tecnologia e programação em Portugal para crianças e jovens a partir dos 7 anos e é uma referência global no ensino de S.T.E.A.M. – Ciências (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Math). O seu propósito é desenvolver, através da programação e contacto com novas tecnologias, competências essenciais para as crianças do século XXI, tais como o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas complexos, a criatividade e o pensamento crítico. Os cursos semanais regulares são um currículo completo e contínuo de tecnologia e programação, com uma metodologia de ensino que promove várias aprendizagens relacionadas com a tecnologia, com o empreendedorismo e com cidadania.
A Happy Code, é referência global no ensino de S.T.E.M. (Science, Technology, Engineering, and Math).

Tendo como princípio o Cinema, o projeto visa a melhoria da comunicação, estimulando a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico, tornando as crianças mais confiantes e abertas e levando-as a um melhor autoconhecimento e relacionamento com os outros. Assume a configuração de uma aula semanal, onde os alunos trabalham com o objetivo de criarem um projeto comum. Ao longo do ano são apresentados e trabalhados vários exercícios práticos de Acting, imaginação, criatividade e de tecnologias artísticas que conduzem à concretização do projeto final – um filme!

Esta modalidade é dada pela UKL – União de Karaté de Lisboa (coordenada pelo professor Pedro Gonçalves) – e está organizada por níveis técnicos, consoante a idade, a graduação e a aptidão da criança para a atividade.
Por norma realizam-se três estágios de formação / avaliação por ano, complementares às aulas. No inverno, para alunos do 1.º e 2.º ciclo, na primavera, para alunos do 2.º ciclo, e no verão, para todos os alunos, com a possibilidade da realização de um exame final de graduação. No entanto, devido a alterações semelhantes às da pandemia, os vários estágios podem não acontecer. Os pais das crianças inscritas nesta modalidade serão sempre informados dos mesmos.

Em Digital Art, vamos ter a oportunidade de desenvolver competências de desenho e levá-las mais além através dos meios digitais. Entre outros temas, vamos abordar o domínio de ferramentas básicas das aplicações, edição de imagem, ilustração digital e animação. Para cada conteúdo haverá uma ponte dos meios tradicionais para os digitais. Além de todas estas características, esta AEC será dada em inglês.

As atividades da The Inventors são experiências criativas e interativas que despertam a curiosidade e o espírito inovador das crianças. Através de projetos práticos ligados à ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM), os alunos exploram conceitos de forma envolvente e divertida. Cada sessão incentiva a exploração, a resolução de problemas e a colaboração, proporcionando aprendizagens significativas enquanto criam, constroem e descobrem novas possibilidades. 🚀✨
