
“Regiões como o Reino Unido, Malta e as Canárias já têm como disciplina obrigatória a educação emocional que fornece aos alunos ferramentas para gerir conflitos, adversidades e situações inesperadas.(…) qualquer um pode ficar furioso, isso é fácil. Mas ficar furioso com a pessoa correcta, na intensidade correcta, no momento correcto, pelo motivo correcto e de forma correcta, isso não é fácil.” Mafalda G. Moutinho
Hoje em dia, a saúde mental torna-se essencial para o bem-estar humano. Vivemos numa sociedade onde a ansiedade, o escapismo, a nostalgia de momentos passados e a existência de expectativas futuras predominam. O ser humano esquece-se de viver o presente, a pensar no passado ou no futuro, e essa é a principal causa da depressão: a epidemia do nosso século.
Para combater esta epidemia, existem vários métodos eficazes, sendo que entres eles estão as práticas de Mindfulness. Estas práticas não só direcionam as pessoas para o presente devido à sua prática quotidiana como também contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional.
Várias regiões internacionais já adotaram a educação emociona como disciplina obrigatória através de aulas de 90 minutos semanais nas quais se fornece aos alunos as ferramentas necessárias para gerir conflitos, adversidades e situações inesperadas. Através da educação, ainda vamos a tempo de formar os líderes do futuro.
Saiba mais aqui.