Dicas para o início do ano escolar

Dicas para o início do ano escolar

Temos tudo pronto para um novo ano escolar cheios de sonhos, esperanças e muitas expectativas. E, para que nada falte, vamos deixar-lhe aqui algumas dicas preciosas. Bom regresso!

 

É muito importante que incentive o seu filho a manter o quarto limpo e arrumado, criando o seu cantinho de estudo. Separar os brinquedos, livros e outros objetos que não serão usados, por exemplo, permite que estes possam ser guardados num local à parte ou oferecidos a crianças que deles precisem.

 

 

 

 

 

O seu filho tem a roupa pronta para a nova estação? Faça uma lista e pondere bem o que já tem e o que ainda precisa de comprar. Não se esqueça do equipamento para as atividades extracurriculares e da farda da escola. Se não encomendou, está na altura de o fazer. E não se esqueça de colocar etiquetas com o nome bem visível.

 

 

 

 

 

Antes de pensar no material escolar que precisa de comprar, veja primeiro o que ainda está em condições de ser usado. A lista de todo o material necessário está na extranet da Raiz. E quando for às compras, leve o seu filho consigo. Envolvê-lo nas escolhas é uma excelente estratégia para ele se sentir motivado e preparado. Também pode pedir-lhe para ele escrever tudo em etiquetas autocolantes.

 

 

 

 

Em relação às atividades extracurriculares é importante conhecer, desde já, todas as que se encontram disponíveis. Depois, converse com o seu filho e decida em conjunto quais as mais interessantes. Para ajudar, pode sempre ver a nossa última newsletter e fazer a reserva das atividades escolhidas. Também não se esqueça: ter tempo livre para brincar todos os dias é fundamental para o desenvolvimento dele.

 

 

 

 

Executar pequenas tarefas, como arrumar o quarto, pôr a mesa, preparar a roupa para o dia seguinte e outras do género, é fundamental para os mais pequenos assimilar as novas rotinas e responsabilidades. Faça uma lista destas e coloque-a na cozinha, num local bem visível.

 

 

 

 

 

 

É fundamental que as crianças percebam o porquê de terem horários e a importância de os cumprirem. Por isso, estabeleça sempre, em conjunto com o seu filho, um plano mensal dos horários das aulas e actividades. Defina quem o vai buscar e levar e afixe o plano num local bem visível para todos.

 

 

 

 

 

As rotinas ajudam-nos a antecipar e resolver problemas muito facilmente. Basta levantar-se um pouco mais cedo que o seu filho e estar pronta quando ele acordar para conseguirem fazer tudo atempadamente, sem as correrias que indispõem pais e filhos logo pela manhã.

 

 

 

 

 

Para quem gosta de estar sempre preparado, a organização é tudo. Deixe tudo a postos no dia anterior e incuta esse hábito no seu filho. Com a roupa pronta e a mochila preparada, tudo será mais fácil na manhã seguinte.