Aprender Fazendo

Aprender Fazendo

Se alguém nos pedir para descrever os nossos pilares, “Aprender Fazendo” é certamente um dos principais. Acreditamos que os nossos alunos apenas adquirem os conhecimentos de forma adequada se puserem “as mãos na massa”. Este processo está diretamente ligado com o modelo da nossa escola – HighScope. São apenas necessárias três palavras-chave para entender este modelo: Experimentar. Pensar. Aprender.

Experimentar

É um modelo construtivista, porque considera que o desenvolvimento e o conhecimento são construídos pelo sujeito a partir das experiências entre ele próprio e o mundo que o rodeia (objetos e pessoas). O aluno apenas adquire os conhecimentos certos através da experiência.

Pensar

Um dos pilares deste modelo é o pensamento, centrando-se no desenvolvimento cognitivo da criança através da interação com os objetos e com os outros pares ou adultos. A autonomia intelectual da criança é o principal objetivo do modelo HighScope.

Aprender

Tem como orientação a aprendizagem ativa, o ambiente físico e as rotinas. A aprendizagem ativa permite ao aluno passar do papel passivo de ouvinte de palestras para o papel de um aluno ativo apto para construir o seu próprio conhecimento.

Para os mais interessados, Margarida Silveira Rodrigues, fundadora da Escola Raiz, deu uma entrevista em 2015 para o Educare.pt, aquando da abertura da escola, onde fala sobre o modo como o modelo HighScope funciona, bem como a sua visão sobre o estado da educação em Portugal.