Aprender fazendo

Aprender fazendo

“Aprender, Fazendo”, é um dos eixos centrais de todo o funcionamento da nossa escola. Mais do que saber, a criança aprende a conhecer, a contextualizar, a fazer as perguntas certas e a sentir-se motivada para encontrar as respostas que procura. É assim que ela passa a fazer parte de todo o processo.

Mais do que estar numa sala, sentado a ouvir, de forma passiva, acreditamos na aprendizagem é como um processo dinâmico, em que o aluno está no centro. Por isso, é tão importante que este ganhe o Hábito de Aprender, Fazendo. Praticando, ele consegue mais facilmente encontrar a motivação para aprender e ao seu próprio ritmo. 

Graças à Aprendizagem Ativa, os alunos da nossa escola desenvolvem o pensamento crítico e criativo. Ao mesmo tempo, ao serem incentivados a colocar em prática os temas a que são apresentados, estão a desenvolver novas ferramentas para resolução dos problemas. O processo torna-se, assim, mais agradável, eficaz e sistemático.

A Aprendizagem Ativa é também um dos eixos da Escola Raiz, a partir da qual o aluno se assume como protagonista, pois é ele que constrói o seu conhecimento, intervindo e interagindo continuamente com os temas que lhe são apresentados. Este contexto, que o deixa mais descontraído e confiante, é o ideal para aprender.