Creche

Creche

Uma escolha difícil para os pais.

Começa aqui uma escolha difícil para os pais.
creche_img_1

Escolher a quem entregar os filhos durante o dia, a quem confiar o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e criativo destes. E começa aqui, também, o nosso trabalho de garantir o bem-estar deles, proporcionando-lhes um ambiente emocional saudável, positivo e promotor da aprendizagem.

Uma equipa que sabe o quão importante é saber mimar pais e filhos, dar atenção às suas preocupações e dúvidas e partilhar com todos a evolução da criança, do filho que nos confiou.

Mas, partilhar o que a criança comeu ou como dormiu é apenas uma pequena parte do trabalho realizado com os pais. Na Raiz, os pais envolvem-se efetivamente no dia da criança, sendo para isso acompanhados por uma equipa educativa de profissionais de alto nível que os apoia e aconselha, passo a passo, conforme as necessidades e disponibilidades de cada família.

  • Encontro de pais

    Ao longo do ano há mais de 6 Encontros de Pais para cada grupo de 6 a 7 crianças. Estes encontros são de curta duração, acontecem logo pela manhã e os pais em pouco tempo ficam a saber as descobertas, explorações e desafios que o grupo tem feito. São momentos fantásticos de partilha e interação entre pais e especialistas de educação. Acontecem num ambiente descontraído e informal.

  • Aprendizagem ativa

    A criança aprende fazendo. Faz escolhas, toma decisões, expressa os seus sentimentos, explora os materiais, o ambiente e interage com os outros.

    Já nesta idade a criança aprende a fazer um plano, colocá-lo em prática e rever o que fez. Esta metodologia específica do modelo HighScope promove, desde cedo, um pensamento criativo, sistemático e dá voz ao desenvolvimento da criança.

    A criança tem, ao longo do dia, tempos de pequeno grupo, de grande grupo e de exploração individual, onde faz explorações em várias áreas, como no desenvolvimento socio-emocional; linguagem e literacia, desenvolvimento físico e saúde, promoção da iniciativa e resolução de problemas.

  • O QUE APRENDEM?

    É incrível a capacidade de aprendizagem das crianças dos 0-3 anos. As crianças aprendem um sem-número de coisas ao mesmo tempo, imitam comportamentos e fazem generalizações. O seu sistema está em desenvolvimento e é necessário o maior cuidado e qualidade colocado nas interações que se estabelecem com a criança pequena. Interações positivas, num ambiente calmo, onde não há gritos, não há pressa, há tempo para a ouvir, a olhar e a compreender. Este é o primeiro ponto que as crianças aprendem – o ambiente a que têm de reagir e no qual têm de agir. O desenvolvimento da criança depende, em primeiro lugar, da segurança que ela sente para experimentar, para tomar decisões, para acreditar em si mesma. Tudo isto começa assim que a criança nasce e toma uma enorme importância no momento em que a criança vai para a Creche.

  • O DETALHE

    Cada criança é única, e nesta idade, a capacidade de partilha com os pais ao final do dia ainda é pequena, pelo que criámos um material de apoio, onde o educador e o auxiliar escrevem o que de mais significativo se passou nesse dia. Com calma, ao serão, os pais podem ler e apreciar a evolução do seu filho. Isto não substitui o contacto direto que privilegiamos com os pais, a conversa de manhã, a partilha de estratégias, de conquistas e de preocupações. Quando os pais sentem essa necessidade telefonam para a Raiz para saber como o seu filho está e em poucos minutos um elemento da equipa vai à respetiva sala recolher informação e transmitir aos pais. Precisamos que os pais estejam confiantes, para que as crianças também o estejam e sabemos como, de início, é difícil esta separação.

    Uma equipa de psicólogos experientes garante que qualquer fase mais desafiante que possa passar por questões pessoais, familiares ou de saúde tem o acompanhamento que precisar sem ter de que se deslocar a outros espaços, pode marcar consulta para a própria semana se assim o desejar.

  • KDI

    O modelo HighScope implementado a 100% garante um nível de qualidade de excelência. Cada sala utiliza o PQA – Instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa da Creche, instrumento validado e utilizado internacionalmente nas várias escolas HighScope.

    Garantimos assim uma implementação de elevada qualidade, com formação específica e certificada dada a cada elemento da equipa pedagógica.
    Os Indicadores Chave de Desenvolvimento, KDI, constituem uma base sólida de organização da construção do pensamento em cada estádio de desenvolvimento da criança de acordo com a teoria de desenvolvimento de Piaget.

    Quando o ambiente é detalhadamente preparado e psicologicamente positivo, a criança está disponível para fazer aprendizagem em muitas áreas.

    O HighScope propõe-lhe 6 grandes áreas:

    DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

    A criança cria vínculos afetivos fortes, estabelece relações com os pares e com os adultos. Aprende logo de pequenina a expressar emoções, o que muitos adultos não sabem fazer, ganha motivação para resolver conflitos, ter empatia com os outros e brincar de um modo divertido, descontraído e saudável.

    INICIATIVA

    A criança é apoiada pelo adulto no desenvolvimento da sua autonomia, ela expressa iniciativa, é bem-sucedida nas experiências que realiza e apoiada a ir mais longe. Encontra soluções para os problemas durante a exploração das brincadeiras.

    DESENVOLVIMENTO FÍSICO E SAÚDE

    Promover a saúde é promover um crescimento equilibrado. A criança tem um contacto privilegiado com a natureza, com roupas apropriadas à estação do ano, vai diariamente ao exterior brincar na natureza. A Raiz está situada num bairro verde, cheio de árvores e passarinhos, onde até os esquilos aparecem para fazer uma visita e um simpático coelho, o Baunilha, brinca com as crianças no recreio. A criança tem, na sua rotina diária, tempo de Grande Grupo, onde realiza atividades de música e movimento. Em todas as salas há estruturas que promovem o movimento, o equilíbrio e o movimento do corpo gatinhando, balançando-se, rolando. Cada sala tem a sua horta biológica, a criança aprende como semear, plantar, regar e colher. O que cultiva, utiliza depois na alimentação.

    LINGUAGEM, LITERACIA E COMUNICAÇÃO

    A criança tem muitas formas de comunicar, o adulto está atento, observa, responde e partilha com os pais estratégias, para em casa também diversificarem as formas de comunicação com a criança. A criança expressa-se de formas verbais e não verbais, conversa, atrai a atenção e tira prazer da linguagem.

    DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

    A matemática tem já uma grande expressão nesta fase desde que trabalhada com qualidade. A criança faz a exploração de objetos, adquire a permanência do objeto, explora a correspondência de um para um, ganha a noção de número e de tempo, experimenta diferentes perspetivas e antecipa eventos.

    ARTES CRIATIVAS

    A arte está representada no espaço. O espaço novo está a ser preparado por uma equipa multidisciplinar especializada, dá voz ao belo, ao criativo, ao suave, ao individual. A criança não está rodeada de imagens estereotipadas, casinhas e comboios desenhados pelos adultos, está rodeada de imagens reais, de paisagens do mundo, de obras de arte. A música é também cuidadosamente selecionada pela coordenadora pedagógica que é diretora pedagógica da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Nesta idade têm surgido trabalhos de projeto muito interessantes relacionados com pintores como Miró e Van Gogh.

Venha visitar a nossa escola