Os nossos pequenitos no acantonamento.

Os nossos pequenitos no acantonamento.


Queridos pais,

Hoje regressaram os nossos pequenitos do seu acantonamento e em breve os mais velhos irão também fazer o seu acantonamento e acampamento.
Para algumas crianças é a primeira vez que dormem fora do seio familiar. Para todos eles é uma experiência muito importante que lhes traz grande autonomia e autoconfiança, é a sensação de “eu consegui”. A maioria deles gosta tanto que pede para ficar mais dias e estranha perceber que já terminou a sua experiência.

É muito importante que os pais acompanhem estes momentos com grande tranquilidade e mostrem às crianças como ficaram bem na sua ausência. É também fundamental que lhes deem a segurança de saberem que eles vão experimentar muitas coisas, algumas provavelmente fora da sua zona de conforto e que isso faz parte do seu crescimento. Por vezes, os pais ficam com receio que as crianças tenham saudades e com estes mais velhos que vão várias noites, ficam com medo que eles acordem de noite e sintam a sua falta. Asseguro-vos que isso faz parte do crescimento da criança e que, desde que tenham elementos de apoio, os ajudem a ultrapassar esses momentos é mesmo importante que a criança sinta que conseguiu.
Digo-vos isto pois no ano passado fomos surpreendidos por alguns casos em que os pais previamente fizeram promessas às crianças mais velhas de que se quisessem podiam regressar mais cedo, que podiam telefonar aos pais sempre que tivessem saudades. Estávamos numa situação Covid e penso que por isso os pais estavam mais inseguros e ansiosos e essa ansiedade passou claramente para algumas crianças. Fica na criança aquela necessidade de manter estas combinações e o receio de se desligar e entregar ao momento. 

O ambiente que se vive no campo é algo único, transformador. Há um espirito de entreajuda, de diversão e de animação que fazem daqueles dias memórias que nunca esqueceremos.
É para mim dos momentos mais altos com as crianças, infelizmente este ano estou. Nessas datas, estarei a terminar mais uma etápa como HighScope Trainer e por esse motivo não os irei acompanhar.

Aos pais dos mais velhos, sugiro que aproveitem esses dias para terem mais tempo para vocês mesmos e deixem os vossos filhos voar!!!

Boas conversas aos pais que receberam hoje os seus filhos de pré-escolar e bons preparativos para os mais velhos que irão em breve.

Margarida Silveira Rodrigues