O ano letivo chega agora ao fim…

O ano letivo chega agora ao fim…

Queridos pais,

O ano letivo chega agora ao fim e com ele a nossa apresentação, anteriormente prometida, sobre a reorganização e redefinição de algumas áreas na Raiz.

O tempo de confinamento foi uma fase vivida por todos com muita intensidade e que trouxe uma serie de restrições que vemos agora ultrapassadas. Fizemos assim uma reflexão profunda ao longo deste ano com a equipa de colaboradores e com os pais/famílias de modo a percebermos pontos positivos e pontos a melhorar. Este tem sido o nosso modo de agir e temos recebido dele muitos benefícios. Planear, agir, refletir e celebrar!

Escolhemos algumas áreas para intervenção prioritária no próximo ano que vos refiro aqui, prometendo mais detalhes ao longo do ano e à medida que se forem desenvolvendo:

Inglês na Raiz – fizemos uma avaliação interna sobre os resultados alcançados e os que queríamos alcançar, tivemos o apoio de pais que nos indicaram também nas reuniões que tiveram os pontos que sentiam como mais positivos e sugestões de pontos a melhorar. Concluímos que era altura de dar mais um passo nesta área e estabelecemos uma pareceria com a Gabriela Reis, especialista em ensino da língua inglesa como segunda língua com uma especialização em Educação Bilingue e Administração Escolar. Com ela percebemos que os nossos alunos têm maior oportunidade de receber e processar a informação em inglês do que de a usar, pelo que há a necessidade de se aumentar a expressão oral das crianças e as formas de o fazer. Iniciámos formação aos professores de inglês e aos professores que vão dar alguns conteúdos em inglês de modo a estarmos todos em sintonia para este avanço. Ao longo do ano, vamos manter um acompanhamento e supervisão muito estreitos com a Gabriela Reis.
Contamos dar-vos mais notícias no início do ano de modo que os pais, mesmo em casa, possam contribuir para o sucesso dos vossos filhos. Não temos como objetivo que as crianças da Raiz sejam bilingues, para tal o número de horas em inglês teria que ser ainda maior do que o que já teremos no próximo ano e isso torna-se incompatível com a nossa proposta atual do currículo português e desenvolvimento da língua portuguesa no seu contexto. A organização dos tempos de inglês em cada valência foi também alterada, em algumas foi aumentada e noutras foi redistribuída de modo a tornar-se mais eficaz.Neste sentido, também o 1.º e 2.º anos deixam de ter manual, sendo os professores de inglês responsáveis pela criação de um programa anual mais adequado e abrangente, assim como pela construção de um portfólio de materiais que as crianças utilizarão nos tempos de inglês. Nos restantes anos do 1.º e 2.º ciclos os manuais mantêm-se, com mudança no manual do 3.º ano, pois existem diretrizes específicas para estes anos, definidas pelo Ministério da Educação e da Ciência.

O bairro é a nossa escola – este é um eixo que já voltou a ganhar alguma dimensão no final deste ano e que esteve mais adormecido durante o confinamento. Estabelecemos novos objetivos de modo a que as crianças estejam mais integradas no bairro e na cidade e vivam o programa curricular no mundo e na vida. Temos previstas saídas regulares pelo bairro, vamos fazer novas conquistas no  pré-escolar onde vamos implementar, em todas as salas, à 6ªf um programa de Field Trip específico do modelo HighScope. No 1º ciclo, o Bairro é enquadrado no próprio programa curricular com um novo olhar para o tornar mais interventivo e com novas parcerias com as instituições locais. No 2º ciclo, os projetos pessoais realizados agora em inglês passarão a ser realizados maioritariamente fora das portas da Raiz.

Para cada valência criámos novos desafios pedagógicos que levam a um refresh conduzindo as crianças em novos olhares, perspetivas e criatividade: no pré-escolar introduzimos as atividades em STEM (science, technology, engineering, and mathematics) realizadas da parte da tarde, a horta (com um novo fôlego) e um tempo designado de Read Aloud, específico do modelo HighScope, e que vem dar resposta a objetivos na área da literacia. No 1º ciclo, vamos fazer uma imersão no desenho aproveitando os dotes do professor Marco Santos e o interesse demonstrado por muitas crianças nesta área ao longo do ano, que vos detalho um pouco mais nesta carta. No 2º ciclo, os alunos irão trabalhar a disciplina de cidadania, vivendo-a através da ação direta sobre o meio, e no trabalho de projeto irão integrar o digital e tecnológico de um modo dinâmico e aprofundado. Estas disciplinas serão lecionadas maioritariamente em inglês.

Digital Art – Dando seguimento ao interesse demonstrado pelos alunos neste ano letivo e havendo horário disponível no 1º ciclo, os alunos do 1º ciclo vão ser desafiados a desenvolver competências de artes visuais aliadas às novas tecnologias, na disciplina de Digital Art. Para além das competências base de desenho, irão trabalhar o domínio de ferramentas básicas de edição de imagem, alguns métodos de ilustração digital e ainda animação.É uma variante nova que vamos ao longo do ano analisar o seu impacto. Não havendo horas no currículo para se realizar no 2º ciclo em tempo letivo irá surgir também como Atividade Extracurricular para estes alunos.

Horta matemática – Os alunos mais velhos lançaram o desafio ao professor de matemática Nuno Esperanço e ele aceitou-o com enorme entusiasmo. Vamos ter assim uma horta com matemática! A horta vai crescer e ficar mais bonita. Com ela vamos ter novos desafios e com eles “descobrir” novas plantas de que vamos aprender a cuidar com muito carinho.
Muitas contas iremos fazer para calcular áreas, volumes e quantidades e colocaremos em prática o empreendedorismo e criatividade das nossas crianças…e muito importante … será de todos e para todos!!! Será a NOSSA HORTA, a Horta Raiz!!!

A tecnologia deu já alguns passos importantes este ano e ao longo do ano a equipa realizou formação de modo a preparar-se para um novo salto. A entrada no google workspace pretende promover uma utilização mais diversificada do mundo digital por tudo o que esta plataforma contém e promove. A ideia é que os alunos aprendam a agir sobre o meio, a procurar soluções digitais e a tirarem maior proveito conforme as necessidades especificas que vão surgindo. Ao longo do dia, os alunos utilizarão a tecnologia integrada no 1º e 2º ciclo nas próprias estações, trabalhos de projetos e apresentações com novos programas e formas de consolidação. Continuaremos a ter como central a utilização dos materiais físicos e de 3 dimensões, os materiais open-ended, de reciclagem e naturais, pois sabemos que são eles que permitem a exploração dos conceitos, a construção do conhecimento e depois então a consolidação por outros meios.

A comunicação com os pais é uma área sobre a qual temos vindo a refletir bastante, o próprio modelo tem vindo a criar novas abordagens de modo a que cada vez estejamos mais em sintonia e capazes de, todos juntos, contribuirmos para o sucesso de cada criança. Nesta área, o trabalho já iniciado na partilha de conhecimentos e formas de trabalho, como os nossos famosos 90 primeiros dias, em que tantos pais ao longo destes anos já participaram e tiveram oportunidade de criar uma ligação mais forte com o modelo HighScope e vários dos seus intervenientes. No próximo ano, este e outros desafios nesta área vão surgir de modo a que nos conheçamos melhor e dessa forma estejamos mais próximos para partilhar.

Reorganizámos a estrutura da escola. O Joaquim Vitor continuará a assumir a direção da Raiz em toda a sua parte didática e pedagógica e terá a Carla Barbosa como diretora pedagógica de todas as valências de modo a facilitar a uniformidade de comunicação e procedimentos e uma resposta mais eficaz aos pais (até agora tivemos 3 coordenações diferentes). A parte financeira e administrativa foi também remodelada e a Fátima Marques dará continuidade ao trabalho iniciado a meio deste ano como diretora financeira e administrativa, estando a trazer um novo olhar sobre a reorganização e estruturação da própria secretaria e dinâmica da escola.

A nível de espaços, a secretaria, a sala de professores e o espaço de multilinguagens irão mudar de lugar entre si e cada um deles terá um ambiente renovado. O espaço multilinguagens ficará mais próximo do recreio das crianças de modo a que o explorem com mais frequência e terá nele novos desafios.

Enfim, com o fim do confinamento ganhámos novo fôlego e como prometido assim fica um resumo dos pontos que estão agora a criar maior animação dentro da equipa.

Toda esta informação trará com ela imensas perguntas e curiosidades da vossa parte que teremos oportunidade de esclarecer e detalhar no início do ano.

A Raiz não pára de se reinventar e se adaptar ao mundo em constante mudança.

Boas férias a todos e um abraço a cada um.

Margarida Silveira Rodrigues