Carta da Margarida aos pais

Carta da Margarida aos pais

Caros pais,
Aceitámos o desafio e vamos conviver com o vírus Covid-19 em tempo de pandemia! Temos tudo preparado para a reabertura da Creche Raiz Presencial que acontecerá na próxima 2ªf.
Foi um grande desafio preparar quase tudo antes das normas da DGS chegarem, o que aconteceu na 4ªf ao final do dia. Muita informação e desinformação ia chegando, não sabíamos ao certo o que iria ser proposto como orientação de funcionamento.
A complexidade da situação justifica o atraso da DGS e como em tudo cada um opina e acha que sim e que não, mais para aqui ou para ali.
 No geral parece-nos que são normas que nos ajudam a preparar para uma nova realidade e a proteger, dentro do possível, a nossa comunidade. Foi tido em conta a necessidade de as crianças brincarem, socializarem e partilharem, criando-se obviamente limites e cuidados que podem agora ter bastante impacto nesta prevenção.
 Pedimos que os pais tenham uma visão construtiva perante os procedimentos apresentados, que vejam como se podem adaptar a eles e que percebam que estamos a tentar ser o mais firmes possível na resposta ao vírus, mantendo tudo o que um processo educativo tem que ter. Não é fácil, mas é possível e cá estaremos para fazer as alterações que ao longo destes dias, em diálogo com os pais, percebermos necessárias e exequíveis.
 É um novo paradigma que pode ser adaptado ao modelo HighScope e à Raiz, onde se aprende fazendo, se encoraja a autonomia e a expressão de sentimentos e onde se sabe que um problema não é mais que um desafio a superar. Estamos certos de que vamos envolver os nossos pequeninos neste desafio e de que, juntos, vamos viver dias muito alegres, cheios de gargalhadas e energia positiva.
Um dia, provavelmente os nossos pequeninos não se lembrarão de nós, poderão até esquecer o local onde viveram este desafio, mas serão adultos mais autónomos, mais seguros e mais determinados porque viveram esta situação num ambiente seguro, cheio de afeto e muita confiança.
Estamos juntos e vamos vencer mais este desafio.