Carta da Margarida aos pais

Carta da Margarida aos pais

CARTA DA MARGARIDA AOS PAIS 
 
Queridos pais
 
Nesta fase sinto a necessidade de vos escrever e de vos acompanhar à distância.
 
Não direi aqui nada que não saibam, quero ainda assim que se sintam acompanhados.
 
Na comunidade Raiz ninguém está sozinho, estamos diariamente on-line convosco, com os vossos filhos e com vários dos vossos pais. As atividades estão a ser planeadas, refletidas e alteradas para se adaptarem à realidade e aos constrangimentos que se vão detetando. A Carla Barbosa, o Joaquim Vitor e eu estamos a supervisionar as várias valências ajudando as equipas e ser criativas, a inventar a aprendizagem ativa on-line, a garantir que se mantêm animadas e transmitem essa energia positiva nos seus on-lines. A equipa da secretaria trabalha também a partir de casa facilitando toda a organização necessária para mantermos esta atividade

Sabemos que eventualmente alguns de nós poderão ficar doentes e temos equipa preparada para os substituir. Sabemos também que manter esta energia positiva não é fácil e por isso mesmo criámos dinâmicas na equipa que nos estão a ajudar imenso. Deixo aqui algumas ideias do que temos estado a fazer com a equipa e que talvez vos possa ser útil: criámos o amigo SNS (amigo Secreto Não Secreto), aleatoriamente cada um de nós recebeu um amigo SNS do qual tem que cuidar ao longo destes tempos, usa a imaginação e apoia à distância, eu por exemplo ontem um pouco mais preocupada e tensa recebi do meu amigo SNS um concerto da nossa Maria João Pires no 2 andamento do concerto n5 de Bach, fez-me mesmo bem!!! Senti que não estava só nesta caminhada; criámos um grupo de partilha ao minuto onde o espirito é unir, partilhar, fazer o check-in e o check-out verbalizando sentimentos; criámos grupos de planificação on-line; enfim para já ficam estas sugestões.
 
O caminho que traçámos foi planeado com tempo e está agora na sua fase inicial de implementação.
 
Nas férias da Páscoa as crianças terão noção de que são férias, se quiserem fazem colónia se não quiserem não fazem. Nessa fase os nossos professores irão descansar e tentar pensar noutras coisas, a equipa de animação sócio-cultural está a criar uma colónia on-line, algo que nunca tinham feito.
 
Veremos com as indicações da DGS como será o 3º período. Se tivermos que continuar on-line assim será sem qualquer problema, com algumas alterações ao que está agora em curso, mas isso veremos mais tarde.
 
Caros pais, não é tempo para desânimos nem para pânicos, mostrem aos vossos filhos que estão à altura dos desafios que vos são colocados e se as forças vos faltarem não se esqueçam que estamos deste lado para vos dar a mão.
Peço também que os vossos grupos de whatsapp que têm estado a ser criados pelos pais sirvam para vos animar uns aos outros e para construir!!! Há sempre coisas que podiam ser melhores e há tanta coisa que podia ser pior.
 
Estamos juntos!