Boas descobertas

Boas descobertas

Queridos pais,

Participei esta semana numa mesa redonda com especialistas HighScope de todo o mundo, onde se discutiam os efeitos da pandemia em cada um de nós, as respostas das escolas e o impacto no futuro das nossas vidas.

Perante a pergunta que me fizeram respondi que, como psicóloga e pedagoga, me ocupava neste momento de cuidar e promover a Saúde Mental da nossa comunidade. Nessa altura, lembro-me de sorrir e recordar cada momento que tivemos este ano juntos, ao portão da escola, quando entregaram os vossos filhos. Não partilhei o que me fazia feliz naquele momento mas enquanto respondia em inglês à pergunta e ouvia comentários em espanhol, na minha cabeça passavam as imagens das crianças a chegarem até nós com um sorriso nos olhos, um correr saltitante e uma enorme vontade de partilha. Agradeci cada segundo que passei ao portão e vos vi chegar de mão dada aos vossos filhos.

O tempo é o que cada um de nós faz dele e afirmei nesta mesa redonda com a mesma convicção que vos afirmo hoje que estamos num momento histórico, de mudança, e há que aproveitar a oportunidade e assumir um novo futuro com tudo o que de bom e de mau ele trará. Temos que nos preparar para a mudança!

É tempo de nos reestruturarmos, de olharmos para nós mesmos, de encontrarmos momentos para notar o que sentimos e arranjar forma de gerir as emoções. Não adianta dizerem que está tudo bem, não está tudo bem, mas pode ficar melhor para cada um de nós e isso depende de cada um.
Encontrem forças para gerirem as vossas emoções e apoiarem a gestão das dos vossos filhos.
Sigam as dicas que eles vos vão dando daquilo que vão implementando nas aulas online.

Boas descobertas

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora