Mantenham-se seguros!

Mantenham-se seguros!

Caros pais,

Finalmente temos os nossos pequeninos na escola presencial! Ainda nos faltam os nossos mais velhos para nos sentirmos completos.

Ao longo desta semana temos criado muitos momentos de brincadeira, de jogos e de interação dentro das ilhas, de modo a que as crianças vão, a pouco e pouco, saciando esta enorme necessidade de brincar com os outros.
Notamos que as crianças, em geral, estão com imensa energia e com muita vontade de conversar e expressar as suas emoções. Notei que o trabalho realizado a nível das emoções está a aumentar o vocabulário das crianças e a frequência com que naturalmente dizem como se estão a sentir. Este é um passo de gigante, relativamente à educação que tivemos quando éramos crianças! Quando a criança observa o que sente e o nomeia, está preparada para perceber  o que precisa e assim iniciar o processo de auto-regulação.

Quero agradecer a toda a equipa o trabalho fantástico que têm feito e o investimento no estudo Sócio-Emocional de modo a promovermos a saúde emocional das nossas crianças e de cada um de nós.

Confesso que na 2ªf foram vários os momentos em que as lágrimas me vieram aos olhos! Num dos momentos em que passei por uma criança que habitualmente é mais calada, ela correu na minha direção e disse-me: “a Margarida sabe que estou tão feliz e …(pausou uns segundos, parecia que aguardava informação do seu coração) estou mesmo alegre, eu tive muitas saudades de brincar aqui.” Aquelas palavras ficaram gravadas em mim, o modo como o fez mostrou um conhecimento de si, uma capacidade de auto-análise que me deixou certa que este é um caminho que temos que continuar com enorme intencionalidade e determinação.

Convido-vos pais, a aceitarem o mesmo desafio e a dedicarem algum tempo à gestão das vossas emoções. Sugiro que participem na sessão realizada especificamente para os pais da Raiz na próxima 3ªfeira, dia 23.

Mantenham-se seguros para que possamos manter-nos abertos no presencial!

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora