O McRaiz é mágico

O McRaiz é mágico

Caros pais,

O verão aproxima-se a passos largos e vamos saboreando cada dia de presencial com as crianças.
Esta foi a primeira semana de aulas do 2º trimestre onde o McRaiz marcou o ritmo!! Hoje, as crianças estão atarefadas a preparar as suas funções, a organizar toda uma logística para que se possa realizar o McRaiz. E agora surge a pergunta que provavelmente está na cabeça de muitos… mas porque é que o McRaiz é tão mágico? Hambúrgueres não são novidade para as crianças, Mc também não, o que os leva a fazerem deste dia algo tão especial? Temos mesmo antigos alunos que habitualmente pedem para vir almoçar à Raiz neste dia. Claro, que infelizmente este ano não foi autorizado.

A magia do McRaiz tem 22 anos de existência e parece-me estar muito ligada ao ambiente que se vive, ao modo como se cria comunidade à volta de um evento.
As crianças percebem que cada um tem um papel muito importante a desempenhar, estão envolvidas em cada detalhe e no alcançarmos em conjunto um resultado especial. Executam todo um conjunto de tarefas como construir o dinheiro, decidir o valor a pagar por cada alimento, o processo de entrega e organização do espaço, enfim tudo é discutido e criado pelo grupo.
Quando falamos de aprendizagem, mesmo quando falamos de aprendizagem curricular, valorizamos muito as aprendizagens realizadas em dias especiais como este. A conexão cerebral feita entre acontecimentos tão positivos e a matemática, a literacia e a arte são impactos muito significantes no desenvolvimento da criança.

É verdade que vivemos um ano diferente, é também verdade que vivemos um ano de enormes aprendizagens em áreas fundamentais para um futuro aberto à mudança e à adaptação.
Este McRaiz acontece, hoje, num formato bem diferente dos outros anos já que houve várias tarefas que as crianças não foram autorizadas a realizar. Nada disso nos retirou a força e a motivação para o realizar, foi possível fazê-lo num formato diferente.

Aprender é isto, é viver constantemente na integração das aprendizagens, fazendo dias excecionais de muita energia positiva!

Mantenham-se seguros para nos mantermos no presencial!!!

Um abraço

Margarida Silveira Rodrigues