Aproxima-se os Acantonamentos

Aproxima-se os Acantonamentos

Queridos pais,
 
Aproxima-se o acantonamento dos alunos do 1º e 2º ciclo, um momento sempre esperado por todos e, desta vez, desejado
há dois anos!!!
 
O encanto de um acantonamento é algo difícil de explicar a quem nunca o viveu. É uma magia, uma dinâmica que nos envolve. São dias vividos com enorme intensidade, em que se criam laços fortes e temos a oportunidade de colocar em prática, e com toda a radicalidade, hábitos já introduzidos no dia-a-dia. O hábito da entreajuda, o hábito de procurar soluções, o hábito de cuidar e o hábito de ser positivo ganham uma nova dimensão permitem-nos ir mais longe e viver um espírito de comunidade que marca as nossas vidas. Não importa o que quer que estejamos a fazer, estamos lá entregues uns aos outros.
 
Este ano, vamos explorar um novo espaço já conhecido de alguns professores da Raiz e que nos parece muito adequado às atuais circunstâncias. É um espaço só para a Raiz, onde há muito que explorar  e onde eu estive esta semana, tendo conversado com o diretor e visto pequenos detalhes para garantir que tudo corre como esperado.
 
Este ano, as crianças vão dormir em tendas individuais para garantirmos as condições  anti-Covid. Também este é um passo importante para as crianças e uma grande aventura para alguns. É muito importante que eles consigam fazer este esforço e aceitar este desafio, nós lá estaremos para dar todo o mimo necessário para que cada um deles consiga dormir tranquilo. Eles vão perceber a proximidade das outras tendas e do professor e vão aceitar com enorme tranquilidade o processo, assim os pais não façam disso uma tempestade. Cada desafio que a criança alcança é um enorme investimento no seu futuro, é garantir-lhe que sabemos que ela é capaz!! Nós lá estaremos para garantir o sucesso de cada um, em cada momento do acantonamento, com a certeza de que cada um é diferente do outro e não é obrigado a fazer qualquer atividade de que tenha receio ou com a qual sinta desconforto.
 
Caros pais, convido-vos a entrarem nesta aventura e, à distância, viverem momentos marcantes para a autonomia e auto-regulação das vossas crianças. Ao longo dos 23 anos em que fazemos acantonamentos, tenho sentido que os pais têm aqui um papel fundamental no modo como a criança vê e aborda o desafio.
 
Mantenham-se seguros.
 
Bom fim de semana a todos
Margarida Silveira Rodrigues