Chegámos ao fim do ano

Chegámos ao fim do ano

Queridos pais,
 
Chegámos ao fim do ano!!! Um ano cheio de conquistas.
 
Prometemos viver esta tempestade Covid juntos e aqui estamos a vivê-la com tranquilidade e enorme rigor.
 
Continuamos sem casos Covid em crianças e colaboradores e celebramos semanalmente este resultado.
 
Foi um ano cheio de afetos, de emoções, de alegrias e de conquistas. Houve acantonamentos, festas de finalistas, festas de final de ano, festa de natal, muitas saídas ao bairro, alguns passeios, milhares de projetos, muita diversão e criatividade.
As crianças do 1º e 2º ciclo mostraram a sua determinação dormindo em tendas individuais no acantonamento da Raiz: estavam decididos e preparados e, com o apoio e o carinho dos seus professores, viveram esta aventura e regressaram ainda mais seguros, confiantes e com a certeza de que na verdade conseguem mover montanhas. É tão importante vivermos estas experiências em comunidade, num ambiente de cooperação com os pais e com a dedicação fabulosa de uma equipa que acolhe cada criança e família na sua diversidade.
 
Os nossos pequeninos estão também a crescer e com eles deixámos de ter a valência de creche, já que a Segurança Social não o permitiu por não termos berçário… enfim, algo que muito contestámos mas não vencemos. Esperemos que não seja por muito tempo: esperemos abrir uma nova creche, noutro local, assim que possível. No espaço da Creche surgirá um novo espaço, dedicado às múltiplas linguagens, que está a ser sonhado e planeado com detalhe. Em breve daremos mais notícias!
 
A nossa querida colaboradora Telma Alves irá, por uns tempos, dar continuidade à sua carreira fora da comunidade Raiz, com uma vontade imensa de continuar a ser educadora de sala e de não passar já para a área da formação. Continuaremos a ela ligados e na esperança de em breve a termos de volta. Na quinta-feira, fizemos-lhe uma pequena homenagem bem merecida de reconhecimento à sua entrega, qualidade e rigor na implementação do modelo HighScope e aos afetos que espalhou por crianças, pais e colegas. Ficámos com as lágrimas nos olhos, mas não nos despedimos; na Raiz não há despedidas, há reencontros e celebrações dos bons momentos vividos.
 
Quero agradecer a cada colaborador o tamanho do seu SIM. Foi estrondoso o que cada um fez, como fez, o que se entregou e o carinho que colocou em cada olhar e em cada gesto. Se tivesse que voltar atrás e escolher uma equipa com quem viver uma tempestade, era sem dúvida esta que escolheria. Digo-o com enorme orgulho de cada um.
 
Queridos pais, a última palavra é para vocês. Vocês são uns verdadeiros heróis e há que o celebrar este verão. Trabalhar com crianças em casa, gerir sorrisos com o coração apertado, mastigar a preocupação e passá-la aos filhos com tranquilidade e viver o presente com receio do futuro, faz de cada um de vocês verdadeiros heróis. E por favor não se culpem daquele grito que deram, daquele momento de falta de paciência, daquele momento em que tudo vos irritava. Olhem para as linguagens do amor que usaram e cada momento que viveram com os vossos filhos e com a Raiz.
Obrigada pela missão que nos confiaram, obrigada pelo modo como aceitaram as regras que foram surgindo, obrigada por cada palavra que nos chegou. Vocês foram grandes e convosco a Raiz tornou-se mais segura e mais estável.
 
Venha o que vier, em setembro cá estaremos, prontíssimos para convosco vivermos cada dia.
 
Um forte abraço a todos e um muito especial aos nossos alunos do 6º ano que hoje nos deixam.
 
Margarida Silveira Rodrigues

Diretora