Viver o Natal!

Viver o Natal!


Esta quarta-feira, celebrámos o Natal em família, na família Raiz. Senti-me muito próxima de cada um de vocês naquele momento em que o digital nos juntava e dava luz ao que se tinha vivido até ali.

Na Raiz, temos o privilégio de vivermos muitas expressões diferentes do Natal: famílias com realidades, crenças e costumes muito diferentes, para as quais o Natal foi ganhando diferentes encantos também. Esta diversidade ajuda-nos a procurar denominadores comuns e a fazermos um processo de reflexão sobre o que nos une neste dia tão especial.

Para os Católicos, grupo em que me incluo, celebramos o nascimento do menino Jesus, e por esse motivo pergunto-me muitas vezes o que ele gostaria de ver acontecer nesta época e neste dia. Estou certa de que ficaria muito orgulhoso com o que se passou nestes meses na Raiz e deixo-vos aqui algumas pinceladas: um amor incondicional ao outro, respeitaram-se as diferenças, houve colegas a insistir na troca de personagem para que o outro colega ficasse confortável, era preciso muito material para construir cenários e umas salas traziam para as outras, poupavam-se caixas, fitas e cola para que chegasse para os outros, se alguns estavam ansiosos e aflitos antes das gravações surgia logo quem se oferecesse para juntos meditarem, relaxarem e se sentirem melhor. Ao mesmo tempo, os pais iam partilhando com os professores o seu receio com o covid, o medo de um novo confinamento e a certeza de que juntos chegaríamos mais longe. A transparência com que pais e professores conversam, unem esforços e se apoiam fazem da Raiz um espaço para todos.

Viver o Natal numa dimensão transformadora é realmente um enorme desafio quando muitas vezes este tempo passa a correr, criam-se tensões nas famílias e essas tensões impactam fortemente as crianças. O nosso grande objetivo foi dar na escola às crianças toda a paz, todo o amor, o divertimento e a alegria que as fazem hoje e farão um dia mais tarde terem a certeza de que viveram o verdadeiro espirito natalício e o amor incondicional num espaço de transformação pessoal.

Em muitas casas vimos este espirito acompanhar o dia das crianças, noutras percebemos fases complexas que passam e momentos de maior tensão. Por isto somos uma grande comunidade onde, quando uns estão mais agitados e irritados, outros balançam e ajudam a tornar tudo mais fácil e simples.

Convido cada um de vocês a levar bem longe as suas convicções, parar dois minutos para pensar o que para si é mesmo essencial ser vivido no Natal e cheio de energia e motivação dar pequenos passos para que isso se realize.
Não esperem pelo próximo Natal. Ainda estão muito a tempo de se deixarem encantar e transformar.

Quero agradecer a todos pelas mensagens e pelas palavras tão carinhosas que nos dirigiram na festa de Natal e nos dias que se seguiram e agradecer de um modo muito especial a todos os que fizeram este espetáculo acontecer, em particular à equipa organizadora.

Desejo a cada um de vocês um excelente Natal. Aceitem o desafio e deixem-se transformar tornando-se melhores pessoas! Os nossos filhos agradecem-nos 😉

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora