A tempestade está a abrandar!

A tempestade está a abrandar!


Queridos pais,


Vamos agora respirar fundo… Voltar a respirar fundo… Dar apenas atenção à sua respiração…
Enfim, por aqui continuaria para vos introduzir a um pequeno momento de meditação e relaxamento!
A tempestade está a abrandar, não sabemos o que nos espera e sabemos que queremos viver com muita intensidade este tempo de maior acalmia.

Sugiro que parem um pouco e com algum relaxamento pensem e sintam a vossa relação com o vosso filho e com o pai/mãe do vosso filho. Como está esse triângulo? Não interessa para o caso se são casados, divorciados, companheiros ou mais zangados. Em qualquer situação, há uma criança que lida regularmente com dois ou mais adultos que a educam. Para esta criança é muito importante olhar para os vários lados do triângulo e sentir-se segura com o que se passa entre os pais. Notem que os pais não têm que concordar em tudo, alguns pais que vivem vidas separadas concordam até em muito pouco, mas uma coisa vos garanto: se não concordam em promover a paz, em promover o outro perante os filhos, em procurar o consenso, o grande prejudicado é o vosso filho. Não há estilos parentais perfeitos, difícil é dizer que isto é o certo e o errado, mas a discussão constante entre pais promove claramente o medo, a ansiedade e a angústia nas crianças.

Muitas vezes nem dão por isso, nem reparam na quantidade de vezes que falam do outro de um modo menos positivo como se o filho fosse o vosso confidente, muitas vezes trazem para casa “o lixo” do dia e a zanga torna-se uma constante. Atenção: nada está perdido, se faz parte do grupo que neste momento sentiu um frio no coração, um aperto, significa que está a tempo de mudar e ter uma influência muito positiva no seu filho. Neste momento, confesso que não estou a olhar para os benefícios para cada um dos adultos mas para os benefícios para o seu filho.

Para dar resposta a muitos pais que sentem que é agora tempo de parar e aumentar o vínculo com o seu filho centrando-se no que essa relação tem de tão positiva, vamos iniciar um programa no Vitamina P (próximo da Torre de Belém) para pais e filhos. O desafio é o seguinte: vamos criar grupos de pais e filhos onde um pai e um filho (aqui claro que não estou a identificar sexos, pode ser pai ou mãe, filho ou filha) vão ter a oportunidade de fazer juntos uma caminhada de meditação, expressão de emoções e vinculação. Durante 3 sessões, vão aprender técnicas e experimentá-las num ambiente bem descontraído e aconchegante. Depois haverá uma sessão zoom aberta a toda a família e aos outros intervenientes que queiram saber um pouco mais do que se está a passar nesta caminhada. Quem quiser dar continuidade a esta caminhada terá um segundo pacote de 3 sessões para praticar mais e sentir-se mais confiante para seguir depois autónomo.
Será uma experiência muito enriquecedora que criará certamente um vínculo mais profundo pai-filho e deste modo facilitará todo o processo de relação com os outros.
Pense nisso…

Um ótimo fim de semana.

Margarida Silveira Rodrigues
Diretora