A Raiz é uma escola para qualquer criança?

A Raiz é uma escola para qualquer criança?



Queridos pais,

Hoje deixo-vos uma resposta a uma questão à primeira vista inquietante que em algumas conferências me colocam.

A Raiz é uma escola para qualquer criança?

Sem qualquer dúvida! A Raiz é uma escola preparada para promover o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo de qualquer criança. A aprendizagem ativa garante que a criança se envolve no processo, se fascina com os resultados, desenvolve a sua autonomia e se torna líder da sua própria vida. Cada criança tem um ritmo de aprendizagem diferente, um olhar diferente sobre o mundo e um modo único de o explorar. Os professores têm formação específica de modo a tornarem este processo numa verdadeira arte. Muitas vezes são detalhes que passam desapercebidos, são pequenos gestos e palavras, é o modo como comentam o trabalho da criança, como investem tempo no registo e na reflexão… Enfim, é o que os torna essenciais na promoção do sucesso!

Tendo a firme convicção de que a Raiz é para qualquer criança, com a mesma convicção digo que não é para qualquer pai/mãe.
Para alguns é um esforço e um contra-senso, difícil de largarem o passado, os bancos de escola transmissiva onde o professor detinha a verdade, as crianças ouviam e ao final do dia repetiam tudo em fichas em casa. Por vezes, é difícil para os pais entrarem no mundo da interação positiva, onde a expressão das emoções, a compreensão do outro e a cooperação estão à frente do grito, do castigo, da competição. Um mundo onde se esquecem antigas guerras por um bem muito maior que une a comunidade: a felicidade de cada criança.

É muito bom ver neste momento o processo de reinscrição a acontecer e a maioria dos pais voltarem a renovar o seu sim à Raiz, a um processo de educação sustentável, à aposta num espaço e num ambiente que garante que a criança pode ser libertada de tanto condicionalismo do ensino transmissivo. Acontece também pelo caminho haver alguns pais que percebem que ainda não estão preparados para olhar o futuro e se adaptar ao processo educativo que a Raiz propõe. Cá estamos na mesma para os apoiar naquilo que precisarem e recebê-los de volta se assim o entenderem, quantos acontece experimentarem outros caminhos e regressarem.

Queridos pais, a vossa tarefa não é fácil, também eu sou mãe e sei o quanto refletimos e nos esforçamos por dar o melhor aos nossos filhos. Sugiro-vos que reflitam sobre o mundo em que vivemos, o mundo que estamos a construir e a flexibilidade mental cada vez mais necessária para nos adaptarmos a tantos desafios que surgem. Façam escolhas conscientes e promotoras de sucesso.

Caminhamos juntos nesta arte fascinante que é a educação dos vossos filhos.


Margarida Silveira Rodrigues
Diretora