Agradecemos o vosso apoio.

Agradecemos o vosso apoio.


Foi com enorme alegria que recebemos os vossos emails, as vossas dúvidas e inscrições para apoiarem esta causa humanitária urgente.

Se na escola não se aprender a amar o outro, então a escola não serve para nada. Se no espaço da escola não se viver o mundo, não se rir e chorar com os outros, não se agir em grupo, então teremos as nossas crianças numa redoma, bem fechadinha, bem segura, mas em nada preparadas para o dia seguinte.

O dia seguinte tem-se mostrado desafiador, depois da pandemia pensávamos que vinha a calma, precisávamos de tempo para respirar e uma nova tempestade surgiu. Com toda a determinação abraçámos esta causa, não porque queiramos mas porque não temos como não querer. As crianças falam da guerra e da invasão, fazem perguntas, participam com os pais em manifestações. Optámos por responder com toda a tranquilidade às questões que nos colocam não escondendo o que se passa.

Parece-me fundamental que os pais não fujam ao tema e que falem abertamente com os vossos filhos, adaptando as respostas à idade e perfil de cada criança. Quando fogem do tema, eles entendem que é um não tema em casa e procuram noutros espaços a resposta.

Sentimos que as ações que vamos realizando lhes dão a noção de estarmos envolvidos numa causa, de estarmos juntos a agir. Todos sabemos o pouco que estamos a fazer mas o muito que significa na transformação pessoal de cada criança. Quando não passamos indiferentes, estamos a criar crianças que também elas não serão indiferentes, que se moverão por causas e que privilegiarão a paz e a procura de soluções para os conflitos.

A nossa comunidade deu uma resposta incrível ao nosso pedido e tivemos 16 famílias a inscreverem-se para serem famílias acolhedoras. Ser família acolhedora é aceitar receber uma criança ou uma mãe e uma criança em suas casas por um tempo determinado. A Raiz já abriu as bolsas prometidas, indo suportar as mensalidades dessas crianças até ao final de agosto. Como é óbvio, as vagas são limitadas e resultam da capacidade de cada sala em acolher situações destas.

Ao receber esta criança/família, cada família acolhedora, inicia uma nova fase que precisa ser apoiada. O Vitamina P, em parceria com a Raiz, irá fazer o apoio psicológico desta família acolhedora e da família acolhida. A cada uma será também atribuído pela Raiz um professor da escola que será o tutor e orientador de todo o processo na escola.
Criámos agora a função de Rede de Apoio à família acolhedora e desafiamo-vos a pensarem se se sentem disponíveis para esta função que consiste em dar apoio específico a uma família Raiz que receba uma criança ucraniana. Nesse caso o seu apoio pode ser ir comprar-lhe roupa, levá-la a passear, ficar com a criança num final de tarde que a outra família não possa, rirem e chorarem juntos momentos especiais, enfim, serem apoio para que toda a tarefa e ação se torne mais leve.
Se sente que esta função é para si peço-lhe que se inscreva aqui para ser Familia de acolhimento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_Qjji3VuUT01sp8f40uFaomemj6hJwEoNGqzxjP4bmOMbiQ/viewform


Caso haja algum pai interessado em ser família acolhedora e que não se tenha inscrito pode fazê-lo no link abaixo.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScI2hJw6Aro0ihzR0pcXkDnGvCjhI3yKmMnM_kfVKNhubG9BA/viewform


Margarida Silveira Rodrigues
Diretora